terça-feira, 7 de junho de 2011

olhos de sanpaku

do site http://www.bonato.cc

Sanpaku é uma palavra em japonês que significa “três brancos” e define os olhos onde a área branca do globo fica visível também na região inferior ou superior, entre a íris e a pálpebra.

Sanpakus são amaldiçoados, morrem cedo e de maneira trágica. É o que teria acontecido com Michael Jackson, princesa Diana e John Kennedy, por exemplo.

Numa abordagem mais “científica”, encontrei várias fontes relacionando a condição sanpaku com um “grave estado de desequilíbrio físico e espiritual”.

Foi o livro “Sois todos sanpaku“, do japonês George Ohsawa, criador da macrobiótica, que trouxe para o ocidente o conceito de sanpaku. A publicação afirma:

O sanpaku perdeu o contato consigo mesmo, com seu corpo e com as forças naturais do universo. Os sintomas do sanpaku podem ser reconhecidos como fadiga crônica, baixa vitalidade sexual, reflexos ruins, mau humor, incapacidade de dormir bem e falta de precisão nos pensamentos e ações. A macrobiótica é a maneira simples e natural de corrigir a perigosa condição sanpaku e criar um estado de saúde, harmonia e bem-estar, internos e externos.

A macrobiótica é baseada na antiga filosofia oriental das forças universais Yin-Yang. Em termos de bioquímica, se orienta na importante relação entre sódio e potássio no corpo.

Em resumo: para a macrobiótica, olhos sanpaku são um sinal de que as coisas vão mal, naquele momento ou período da vida da pessoa. Mas daí a dizer que trata-se de uma maldição? Pois há quem acredite que é isso mesmo

próprio George Osawa teria escrito um artigo no New York Times, prevendo a morte de John Kennedy, de seu irmão Bob, de Marilyn Monroe e de outras celebridades de Hollywood.

No mundo das artes, o tema sanpaku já ganhou várias referências. A mais bizarra é um jazz de gosto duvidoso do artista Michael Franks. Na música é possível ouvir um coral de backing vocalscantando “Sanpakuuuuuuu”. O lendário John Lennon também cantou sanpaku. Na cançãoAisumasen (I’m sorry), aos 2:31, ele canta o próprio diagnóstico, algo que ouviu de Yoko Ono:

Um comentário:

  1. e quem é azarado, ferrado e não tem lhos sanpaku?

    ResponderExcluir